Carnaval de Torres Vedras

por Promotorres EM

De 31/01/2019 a 27/02/2019 16:00
Sorteio em 27/02/2019 16:30

Prémios

Oferta de Livre Trânsito para o "Carnaval de Torres Vedras 2019"  aos 4 corsos  pagos que se realizam nos dias 2, 3, 4 e 5 de Março de 2019, em Torres Vedras:

  • 2 Março/Sábado: 21h00 - Corso Noturno - Concurso Grupo de Mascarados, Tó'Candar.
  • 3 Março/Domingo: 14h30 - Corso Diurno - Desfile de Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó'Candar.
  • 4 Março/2.ª feira: 21h00 - Corso Noturno - Corso Trapalhão, Tó'Candar
  • 5 Março/3.ª feira: 14h30 - Corso Diurno - Desfile de Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó'Candar

 

A pulseira do Livre Trânsito CT2019 será entregue a partir de 1 Março, no Secretariado do Carnaval de Torres Vedras (Escola Primária, na rua Henriques Nogueira, Torres Vedras)

 

O vencedor deverá contactar diretamente a Promotorres EM para confirmação e levantamento da Pulseira do Livre Trânsito CT2019.

 

 O Carnaval de Torres Vedras está de volta com um tema 100% português. Um Carnaval que é “Made in Portugal” e exportado para o mundo inteiro!

De 1 a 6 de Março, tirem-se as bandeiras do baú e saiam à rua os foliões e as folionas, os Tugas e as matrafonas e de mão ao peito cantem numa só voz o hino desta nação: o Samba da Matrafona.

 

O Carnaval de Torres Vedras 2019 é um ECO EVENTO

O Carnaval de Torres Vedras não se faz apenas de diversão. Ao logo dos seis dias de folia, a preocupação com a sustentabilidade ambiental é uma constante.

A Câmara Municipal de Torres Vedras assume, mais uma vez, o compromisso de reduzir o impacto ambiental resultante da realização do Carnaval mais português de Portugal, através da participação na iniciativa Eco Evento Valorsul.

Esta iniciativa, desenvolvida pela Valorsul, desafia os municípios organizadores de eventos a solicitar a classificação de Eco Evento para os mesmos, proporcionando formação e apoio para a gestão adequada de resíduos, atribuindo ao evento um carácter de responsabilidade e sustentabilidade, e disponibilizando uma contrapartida financeira de acordo com o desempenho ambiental do evento (quantidade de resíduos recolhidos seletivamente). O Município Torres Vedras decidiu que, este ano, esta compensação será doada à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

 

 

Tradições do Carnaval

Reis

Foi em 1923 que se iniciou a tradição de fazer a receção ao Rei do Carnaval, "chegando no comboio, após o que percorreu as ruas da Vila, integrado num cortejo". A Rainha surgiu pela primeira vez no Carnaval de 1924, ano em que se atingiu uma animação de rua nunca antes vista.

A persistência do modelo dos "Reis do Carnaval" de Torres é surpreendente pela sua composição (sempre dois homens, por razões que a tradição social explica), pela pose sarcasticamente grandiloquente, pelos adereços desconcertantes ou pela sua afirmação como referência a foliões.

 

Matrafonas

As "matrafonas", sendo um dos símbolos fortes do Carnaval de Torres, demonstram a capacidade de renovação assegurando a fidelidade à tradição.

As "matrafonas" persistem no Carnaval de Torres porque se tornaram num dos seus ícones mais fortes e atualizam a sua sátira. Não se confundindo nunca com um travesti, as "matrafonas" ora satirizam alguns dos toques femininos mais vulgarizados, ora dão uma visão da mulher, nem sempre inocente e nunca isenta, na ótica masculina. A imagem da mulher socialmente "mal comportada" é um papel recorrentemente retomado por muitas "matrafonas".

 

Carros alegóricos

Os carros alegóricos do princípio do século XX patenteiam aquilo que são hoje: criatividade na sua conceção, carga satírica, valorização de elementos plásticos, animação das alegorias. Quase se pode dizer que a alteração mais significativa é a forma de tração que vem evoluindo ao longo dos anos.

Os carros alegóricos são, desde sempre, uma das imagens de marca do Carnaval de Torres. São-no, muito justamente, pelas suas qualidades plásticas, pela sua temática centrada na sátira a temas da atualidade nacional e internacional e pelas suas grandes dimensões.

A conceção e a construção são de execução inteiramente local. Nos últimos anos a conceção tem sido da autoria de Bruno Melo, Fernando Sarzedas, e de Jorge Travanca, com participações mais pontuais de Catarina Lemos, Catarina Sobreiro, Antero Valério e Pedro Silva. Como escultores, além de alguns dos criadores citados, é justo nomear Hélder Silva e Filipe Marques.

 

Cabeçudos

Não deixa de ser curioso que os cabeçudos - um elemento indispensável no Carnaval de Torres - apareçam nos primeiros documentos iconográficos. Originariamente feitos de pasta de papel nunca deixaram de engrossar, adquirir novas e mais diversificadas roupagens e de desenvolver o seu acompanhamento musical - sempre grupos de Zés Pereiras.

 

 

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres VedrasProdução da Promotorres E.M.; Patrocínio: Sagres; Vinho Oficial: AdegaMãe; Televisão Oficial: TVI; Parceiros institucionais: Oeste Portugal e Green Destinations

 

Veja aqui o programa

Site

 

Divulgue o código CARNAVAL pelos seus amigos para que todos possam participar!  


Promotorres EM

Mercado Municipal de Torres Vedras Av Tenente Coronel João Luis de Moura - Loja A, Cave Torres Vedras
   2560-273 Torres Vedras
261 094 746

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review