Caminhadas em Mértola e Minas de São Domingos - 2 e 3 de Outubro 2021

por Caminhadas Smile

De 11/08/2021 a 29/09/2021 16:00
Sorteio em 29/09/2021 16:30

Prémios

Oferta de 5% de desconto na inscrição – 2 e 3 de outubro de 2021.

Caminhadas Smile assegura a sua inscrição, pelo que deve contactar diretamente o Patrocinador, através do número 914 839 887 (Sr. Fernando Lopes), ou email caminhadas.smile@gmail.com

Vamos conhecer o Parque Natural do Vale do Guadiana com caminhadas em Mértola e pelo misterioso complexo mineiro das Minas de São Domingos, Canoagem no Rio Guadiana (Opcional), Visita a Mértola, a Vila museu do Baixo Alentejo, Prova de vinhos e produtos regionais alentejanos, Oficina de tecelagem de mantas de lã, etc.

A nossa proposta para este fim de semana é dar-lhe a conhecer mais uma das maravilhas naturais do nosso Alentejo.
Mesmo no final do Baixo Alentejo, bem coladinho ao Algarve e à província espanhola da Andaluzia fica situado o Parque Natural do Vale do Guadiana, um maravilhoso polo de biodiversidade. É considerada a casa do lince ibérico e é um Parque Natural de grande beleza paisagística onde vamos admirar planícies ondulantes, cativantes vales e serras, majestosas elevações quartzíticas, matagais mediterrânicos e imponentes escarpas esculpidas pelo rio Guadiana.

Mértola, uma vila-museu milenar repleta de segredos e de vestígios da presença de grandes civilizações – dos romanos, passando pelos visigodos e muçulmanos, até aos cristãos. Teremos oportunidade de provar a gastronomia desta região e deliciar-nos com produtos como o queijo, enchidos e presuntos, acompanhados pelo pão alentejano e, claro está, por um vinho de Mértola, cujas terras das encostas do Guadiana os produzem há séculos.

Caminhadas Mértola Minas São Domingos

PROGRAMA

Sábado, 2 de Outubro 

  • – 07h 00m – Saída de Lisboa em direção a Mértola.
  • – 10h 00m  – Início do percurso “Guadiana, o grande rio do sul”. 10 km, fácil, com belas vistas sobre a cidade de Mértola.
  • – Almoço piquenique.
  • – Deslocação e início do percurso “Um percurso ribeirinho”. 5 km, fácil, circular. O velho moinho das Relíquias é o ponto de partida para um percurso ao longo de um dos mais importantes afluentes do rio Guadiana: a ribeira do Vascão.
  • – Visita livre a Mértola, Vila museu do Baixo Alentejo.
  • – Visita à oficina de tecelagem de Mértola.
  • – Canoagem no Rio Guadiana (Opcional)
  • – Check-in no alojamento em Mértola.
  • – 20h 00 – Jantar em Restaurante.

Domingo, 3 de Outubro 

  • – 08h 15m – Pequeno almoço e check-out. Deslocação para as Minas de São Domingos.
  • –10h 00m  – Visita guiada às Minas de São Domingos, com acesso à zona industrial de extração e carregamento do Minério, oficinas e armazéns, central elétrica, malacate, lagoas de água doce, sistemas de drenagem, vestígios da mineração romana e também à recriação de uma Casa do Mineiro.
  • – Almoço piquenique na Praia da Tapada Grande (Mina de São Domingos).
  • –  Deslocação para Alcaria Ruiva e início do percurso “PR6- Entre a estepe e o Montado “. 11 km, fácil, circular, com passagem no miradouro nª senhora de Aracelis.
  • – Prova de vinhos em Herdade Alentejana.
  • 18h 00m – Regresso a Lisboa Caminhadas Mértola Minas São Domingos

Este programa inclui:

  • – Alojamento c/ pequeno almoço. 1 noite em quarto partilhado c/ wc privativo (quartos com 2 camas individuais ou cama de casal);
  • – Jantar de sábado (Couvert, prato, bebida, sobremesa e café);
  • – Visita guiada ao complexo mineiro das Minas de São Domingos;
  • – Canoagem no Rio Guadiana (opcional);
  • – Visita à oficina de tecelagem de lã;
  • – Prova de vinhos e produtos regionais alentejanos;
  • – Passeios pedestres, seguros e guias.

Ficaremos também a conhecer a Mina de São Domingos, um misterioso complexo mineiro abandonado desde 1966, mas onde foi explorada a pirite desde a época romana e posteriormente o cobre, o chumbo, o enxofre e o zinco.
Visitar este antigo complexo mineiro é uma experiência ímpar ao descobrir esta gigantesca área de exploração mineira, que se encontra repleta de edifícios abandonados, imagem que mais parece ter sido tirada de um filme do Mad Max, e coloridas lagoas e cursos de água carregados de ácido e enxofre.

Caminhadas Mértola Minas São Domingos

Vamos ainda visitar uma oficina de tecelagem de mantas de lã, uma das mais antigas artes tradicionais da região, que reflete o trabalho de artesãos como os cardadores, as fiadeiras e as tecedeiras, bem como os pastores e os tosquiadores que garantem a qualidade das matérias-primas e a preservação do saber-fazer tradicional.
Os motivos decorativos destas mantas assemelham-se a uma gramática ornamental filiada em antigas tradições berberes e que também encontramos impressas em materiais arqueológicos.
No espaço da própria oficina está organizada uma mostra de antigos instrumentos ligados à atividade da lã e do linho, assim como uma exposição de tecidos fabricados na oficina e nos povoados serranos do concelho.

DICAS

– Use calçado para caminhada e com boa aderência ao solo.
– Use vestuário adequado ao tempo. Leve fato de banho ou roupa para a canoagem.
– O uso dos bastões ajudam a proteger as articulações, em particular as dos joelhos!
– Leve desinfetante para as mãos e Máscara (para usar nos pontos de encontro e quando se verifique necessário).
– Farnel para picnic e Água, 1.5 l/pessoa.
– Máquina fotográfica para guardar recordações

Consulte o programa integral, etc. aqui.


Ganhe 3 Jogadas:

Divulgue o codigo MINAS pelos seus amigos para que todos possam participar!


Caminhadas Smile

Pta Pintor José Felix, 1 - 3C
   2720-457 Amadora
914 839 887

SelectandWin
Facebook
Tweets by SelectAndWin Twitter

Reviews

Review